Palavras

As palavras têm muito poder. Eu fico pasma com o quão uma conversa, um diálogo, um papo ou sei lá, nos fazem bem. Brigamos, gritamos, nos desentendemos, damos conselhos e amamos, tudo isso através das palavras. As palavras unem as pessoas e até mesmo as afastam. Nos deixam livres de tudo o que é feito ou visto e que fica guardado, entalado na garganta. Muitos dizem que as palavras têm pouco valor, e o que realmente vale são as atitudes. Não estou querendo dizer que as atitudes não valem, mas digo que o poder das palavras é muito maior. De uma palavra surgem lembranças. De lembranças, acontecimentos. De acontecimentos, histórias. E de histórias surgem infinitas vidas, valores, dores e amores. As palavras nos fazem compreender a nós mesmos e ao mundo. Elas nos salvam e eliminam dores emocionais. As palavras são correntes invisíveis que unem as pessoas e impedem que os nossos olhos possam enxergar. São armas de conquistas para os apaixonados, para outros, armas que ferem cruelmente. As palavras revelam o quanto nos importamos com os outros e o quanto os outros não se importam conosco. Não há como negar, as palavras marcam. Todos nós temos dentro de nós algumas palavras que marcaram de uma maneira inigualável e profunda. Para mim as palavras são importantíssimas. As palavras são os meus passos. Cada um tem a sua opinião, cada um tem o direito de achar o que quiser e também de usar as palavras que quiser.

Confiança

O que define essa palavra tão simples e ao mesmo tempo tão complexa? Confiar é dar licença, dar crédito a alguém ou a alguma coisa. É esperar que nossas expectativas sejam correspondidas. Nos dias de hoje a busca por alguém em quem se possa confiar virou caça ao tesouro. A confiança é um sentimento gerado quando a verdade é dita e promessas são cumpridas. A confiança é incondicional, fé cega de entrega irracional, mas não ingênua. Sim, ela não é ingênua, embora por muitas vezes deixe aquele que confia totalmente ingênuo. Ter confiança em alguém não é algo fácil e muito menos simples. Não é algo que surge de forma natural e espontânea, mas nasce do desejo de conhecer o outro para saber se o mesmo é digno de confiança. Confiança é algo que nos torna realmente fortes e felizes. Saber que você tem alguém com quem contar, principalmente nas piores horas, e saber que essa pessoa vai poder contar com você, independentemente de qualquer outra coisa, é maravilhoso. Confiança são conquistas diárias a partir de requisitos e ações. E por ser assim, quando quebrada é tão difícil ser refeita. Alguns (muito sábios) dizem que confiança é como cristal, uma vez quebrada jamais consertada novamente, e é a mais pura verdade. Pergunto-me porque é tão difícil voltar a confiar em quem nos decepcionou... Quem faz uma vez tem a capacidade de fazer a segunda, terceira e porque não a vigésima? Para entendermos melhor devemos pensar em algo de vidro (o qual é tão sensível quanto a confiança). Se o objeto cair e quebrar não voltará a ser como era. Podemos montá-lo e colá-lo, mas honestamente, ele jamais voltará a ser igual. Nele sempre irá haver “ruguinhas” ou então frizos. É exatamente isso que acontece com a confiança. Para ter o objeto sem rachaduras só comprando outro. E a confiança infelizmente não pode ser comprada, muito menos imposta e tão somente conquistada. Quando elegemos alguém de confiança esperamos que esta pessoa corresponda as nossas expectativas, mas infelizmente nem todos acertamos na escolha e acabamos sofrendo decepções. A confiança é algo difícil de conseguir, no entanto, fácil de perder. Por isso quando você for trair, magoar ou ferir os sentimentos de uma pessoa, pense duas, três ou quem sabe, vinte vezes. Principalmente se essa pessoa tiver alguma importância na sua vida, porque se você perder a confiança dessa pessoa é pouco provável que recupere ela de volta. E mesmo que você a recupere, ele não será igual.
Ultimamente tenho parado de escrever por falta de tempo e algumas situações chatas que vêm acontecendo na minha vida. Mas quando estou triste ou magoada a inspiração aparece por imediato. É, muitas vezes a tristeza é um bom motivo para a inspiração. Meus pensamentos vão a mil, passo a refletir mais sobre a vida, pessoas e acontecimentos. Agora quando há falta de inspiração eu paro no tempo, desisto e tento novamente outra hora.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...